Desvendado o mistério do número 1729 em "Futurama"
Nas sete temporadas e 140 episódios de "Futurama", série que terminou no dia 4 de setembro nos Estados Unidos, são várias as aparições do 1729. A nave Nimbus tem o número de registo 'BP-1729'; no episódio 17, o robô Bender recebe um cartão dizendo que é o 1729.º filho da sua mãe. No episódio 69 da série, as personagens viajam para o universo 1729. Os robôs Flexo e Bender possuem ainda números de série que são a soma de dois cubos.
Conta hoje a BBC que estas referências são originárias duma relação profissional que se iniciou há 100 anos, em 1913, entre dois matemáticos, G.H. Hardy (1877-1947) e Srinivasa Ramanujan (1887-1920). Hardy era um matemático inglês brilhante e um professor catedrático na Universidade de Cambridge, que aos 2 anos de idade já escrevia números até os milhões. Por outro lado, Ramanujan nasceu no estado indiano de Tamil Nadu, e aos 2 anos lutava pela vida, após ter ficado infetado com varíola. Conseguiu vencer a luta, mas viu três irmãos mais novos morrerem. Matriculou-se numa escola local, mas a sua educação mais valiosa foi um livro da biblioteca da sua escola, "A Synopsis of Elementary Results in Pure Mathematics", de GS Carr, que continha centenas de teoremas. Investigou estes teoremas usando giz e uma ardósia e os seus cotovelos como borracha.
Aos 21 anos, e já casado, Ramanujan não conseguia pagar as propinas da faculdade e como precisava sustentar-se a si e à sua mulher, arranjou um emprego como empregado administrativo. No entanto, continuou a desenvolver o seu enorme interesse pela matemática no seu tempo livre. Curioso em relação ao valor dos seus estudos, Ramanujan começou a enviar os seus trabalhos matemáticos para Inglaterra, na esperança de que alguém o ajudasse ou simplesmente oferecesse um 'feedback'. Em 1913, o trabalho de Ramanujan chegou a Hardy, que ficou maravilhado com os teoremas do indiano. "Os teoremas têm de ser verdade, porque se não forem, ninguém teria imaginação para os inventar", concluiu o inglês.
Hardy ofereceu todas as condições para Ramanujan ir viver para Inglaterra. Esta parceria deu origem a descobertas em várias áreas da matemática, e o génio de Ramanujan foi reconhecido quando este foi eleito membro da Royal Society em 1918, mesmo sem formação académica.
A carreira de Srinivasa Ramanujan foi brilhante, mas terminou de forma prematura, pois o indiano morreu aos 32 anos, em 1919, de tuberculose. No entanto, Ramanujan continua a maravilhar os matemáticos modernos, incluindo Dr. Ken Keeler, um matemático que é também argumentista na série "Futurama".
Foi como forma de prestar homenagem a Ramanujan que Keeler inseriu o número 1729 várias vezes na série. Tal acontece porque este número surgiu numa célebre conversa entre G.H. Hardy e Srinivasa Ramanujan. Quando o indiano se encontrava hospitalizado em Londres, foi visitado pelo professor de Cambridge que viera de táxi e comentou que o número do mesmo era o 1729. Ramanujan terá dito que era um belo número, porque tratava-se do menor número natural representado de duas formas diferentes pela soma de dois cubos: 1729 = 1^3 + 12^3 = 9^3 + 10^3.